Disciplinas envolvidas:
• Português
Duração:
• Segundo semestre de 2011
Justificativa
O projeto sobre os contos de fadas surgiu da necessidade de aproximar as crianças cada vez mais da leitura, da escrita e também do mundo fantástico que as histórias proporcionam. Ao estudar e conhecer os contos esperamos que o aluno desperte suas emoções, encontrando nos enredos elementos que o ajudem a compreender melhor as situações que vivencia – relacionado fantasia e realidade.
Fundamentação teórica
Desde que o ser humano se apropriou da fala, adquiriu também o hábito de narrar suas aventuras iniciando a tradição oral de contar histórias, mas temos conhecimento de que a literatura infantil surgiu apenas no século 17 com o aparecimento da prensa.
Para a escritora Ana Maria Machado, “os contos de fadas pertencem ao gênero literário mais rico do imaginário popular. Para ela as histórias funcionam como válvula de escape e permitem que a criança vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico, saindo mais feliz dessa experiência”.
O psicólogo austríaco Bruno Bettelheim (1903-1990) afirma que nenhum tipo de leitura é tão enriquecedor e satisfatório do que os contos de fadas, pois eles ensinam sobre problemas interiores dos seres humanos e apresentam soluções em qualquer sociedade.
A importância do estudo dos contos de fadas se fundamenta também no fato de que a fantasia ajuda a formar a personalidade, sendo possível que as crianças ao terem contato com as histórias transfiram para os personagens os seus conflitos e encontrem ensinamentos que as ajude a enfrentá-los, além de aumentarem seu repertório literário e enriquecerem seu vocabulário.
Objetivos
• Conhecer principais contos de fadas e seus autores, analisando-os atentamente percebendo os detalhes que compõem a história e o ensinamento que transmite;
• Fazer com que os contos sejam uma referência para as outras leituras e produções que o aluno fará ao logo de sua vida escolar;
• Proporcionar ao aluno um momento significativo de ter contato com histórias que transmitem mensagem e ensinamentos e relacioná-los com a vida cotidiana (relacionar enredos, atitudes do bem/mal às atitudes cotidianas transferindo o enredo para a atualidade)
• Ampliar o repertório de histórias;
• Enriquecer o vocabulário;
• Explorar a criatividade e aguçar a curiosidade dos alunos;
• Questionar sobre o enredo e elementos que compõem os contos.
Procedimentos
• Participar de rodas de conversa e estudo do conto escolhido;
• Ouvir com atenção as histórias e descrevê-las conforme solicitação (interpretação oral)
• Coletar, organizar, selecionar dados e informações nas pesquisas realizadas sobre o tema;
• Registro das conclusões;
• Elaboração de textos e atividades relacionadas ao tema estudado.
O projeto acontecendo ...
Levantamento de hipóteses
No primeiro momento a professora irá questioná-los a respeito dos contos de fadas para saber o que conhecem sobre o tema (sondagem oral preparando as crianças para as narrativas a serem lidas posteriormente). O que pode ser perguntado :
• O que é um conto de fadas ?
• Por que essas histórias recebem esse nome ?
• Que autores de contos de fadas vocês conhecem ?
• Quais contos de fadas vocês conhecem ?
• Quais personagens dos contos vocês conhecem ?
• De quais personagens gostam mais ? Por quê ?
• Façam uma lista dos personagens de contos de fadas que vocês conhecem.
• Façam uma lista dos personagens bons e maus das histórias.
Registrar, se possível todas as respostas.
Encaminhamentos
Depois de feita a sondagem, a professora apresenta alguns títulos (livros escolhidos na biblioteca) para que escolha qual conto de fadas querem ler primeiro.
Feita a escolha do conto, a professora mostrará as figuras e pedirá para os alunos observarem e depois contarem a história a partir da ilustração. (registrar no caderno)
Em outra aula, já em roda, a professora inicia a leitura do conto, fragmentando-a em três partes principais. Aqui, a professora pode questioná-los sobre o que acontecerá a seguir. Dividir os alunos em grupos de quatro, desenham as partes da história que ouviram naquele dia. Esse trabalho em equipes continuará até terminar o texto inteiro.
Fazer um estudo detalhado do conto e registrar no caderno:
• Relação do título com o enredo
• Local onde acontece a história
• Marcadores de tempo (tempo de duração dentro do texto e dos acontecimentos/ destacar palavras que indiquem mudança de período dentro do enredo- ex.: certo dia)
• Personagens principais e coadjuvantes – quem são e sua importância dentro do contexto
• A ação principal em torno da qual acontece o enredo (conflito)
• Solução (clímax/desfecho/final )
• Semelhanças com outros contos que conhecem.
Após essa análise, propor a reescrita coletiva do conto.
Fazer a interpretação escrita do conto de fadas. Sugestões de perguntas:
1. Você gostou da história ? Por quê?
2. Qual parte da história mais despertou a sua atenção?
3. De qual personagem você mais gostou?
4. Você conheceu um pouco do personagem no conto. Como você imagina que seja a vida desse personagem fora da situação que ele viveu na história? Conte do seu jeito.
5. Você já vivenciou algo em sua vida parecido com o que aconteceu com o personagem principal ? Descreva como foi.
6. Escreva os nomes dos personagens que fazem parte da história... de forma correta.
7. Qual a relação do título com o conteúdo do conto?
8. Escreva quem são os personagens bons e maus que fazem parte da história.
Paralelamente ao conto de fadas trabalhado em sala, a professora fará a leitura de um conto de fadas por dia aos alunos, fazendo a interpretação oral do mesmo.
O próximo passo será a produção de textos.
• A professora propõe que os alunos dêm um final diferente para o conto, escrevendo-o e ilustrando-o. (coletivamente).
• Escrever uma carta para o personagem que mais gostou ou que menos gostou, falando sobre o que pensa sobre ele, o que sentiu ao saber que ele viveu àquela situação. (coletivamente).
Depois de realizado todo o trabalho, montar um “livrinho” da sala com a reescrita coletiva do conto de fadas trabalhado e de um outro escolhido pelos alunos. Este livro ficará na biblioteca da escola. Fazer uma tarde de lançamento do livro, onde os alunos apresentarão o livro para as outras salas, e contarão os contos reescritos.
Montar um portfólio com fotos e descrições de todo o trabalho realizado durante o projeto.
Referência Bibliográfica
Revista Nova Escola. Ed Abril, SP.
-
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário