quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PROFESSORES: PROFISSIONAIS ILUSTRES, PORÉM, INJUSTIÇADOS!

CAROL POSSEBON

Quero expressar aqui, toda minha indignação com a falta de respeito e a injustiça que nós, professores da rede pública do Estado de São paulo estamos sofrendo!
O governador José Serra lançou o projeto de promoção salarial, o qual exige que os professores façam uma "provinha". Aqueles que conseguirem passar na prova receberão uma porcentagem de aumento, porém, não são todos os aprovados que receberão, somente 20%, e ainda, sob condições de recursos disponíveis.Além disso, não são todos os professores que poderão participar das provas, mas somente aqueles quet têm 4 anos de efetivo exercício na rede e, permanência mínima de três anos na mesma unidade de ensino.
Vejamos quantas injustiças para conosco:

1.  Prova para aumento salarial - todos os profissionais têm direito a receber aumento em seu salário, independente de "provinha". Os trabalhadores em geral, recebem aumento simplesmente porque trabalham. Por que somente nós professores precisamos fazer prova? E todo noso sacrifício em sala de aula? Como disse nosso ilustre ex-ministro da educação, o qual tenho grande admiração, Gabreil Chalita, "por que médicos, engenheiros, políticos, não fazem 'provinha' para receber aumento? Por que somente os professores precisam fazer 'provinha'?"

2. Apenas 20% dos aprovados receberão aumento - Que ridículo! Além de ser aprovado, tem que estar dentre os 20%? Esta condição mostra a "safadeza" de nosso governador!

3. A participação da prova não atinge a todos os professores, mas somente aqueles que cumprirem certos requisitos - Por que essa discriminação? Isso prova mais uma vez a "safadeza" de nosso governador.

Professores são profissionais essenciais à sociedade, pois sem professores não haveriam médicos, engenheiros, advogados, nem mesmo os políticos! Levando isto em consideração, o professores merecem respeito, valorização, e não discriminação, perseguição e acusações injustas e absurdas. Digo acusações, pois se pararmos para observar, pereceberemos que o governo coloca toda a culpa dos desastres educacionais no professor. Um exemplo disto, é que o professor é culpado se o aluno não aprende, não importa se este aluno está inserido em contexto que estimula sua dificuldade na aprendizagem, o que importa é que o professor é culpado e pronto!
Para o governo é muito fácil apontar, colocar toda responsabilidade e culpa nos professores, e ficar sentado atras de uma mesa ditando regras, leis e decretos absurdos, totalmente fora da realidade em que vivemos hoje dentro de nossas salas de aula!
O professor, como diz Gabreil Chalita, "é a alma da educação". Somos nós quem estamos diretamente ligados aos alunos, enfrentando desafios a cada dia dentro das salas de aula. Por esta simples razão, deveríamos ser mais respeitados, valorizados e estimulados!

Em conseqência de todos estes fatos descritos  a cima, me sinto assim como tantos colegas, desestimulada a exercer minha profissão! Sinto orgulho em ser educadora, porém, tristeza diante de tanta discriminação, desvalorização e desrespeito. Posso dizer que hoje, o professor perdeu o que lhe é mais precioso, sua dignidade profissional; e isto por culpa de governos idiotas, perseguidores, interesseiros, corruptos e sujos!

2 comentários:

  1. bunitinhaaaa!!! te adorooo!
    depois eu comento sobre o texto...rsrs

    primeiro queroo deixarrr registradoo o qto vc é especial...

    beijooo lindonaaa!

    ResponderExcluir
  2. puxa Vanessa, vc expressou muito bem um sentimento coletivo neste seu post... e muito bem, por sinal... gostei de conhecer seu blog... voltarei sempre aqui... bjus no coração!!! até breve............

    ResponderExcluir